quinta-feira, 26 de abril de 2012

Eu faço trabalho social?



Hoje, é natural você ver em qualquer esquina uma pessoa dizendo que faz trabalho social, mas imaginem só, antigamente eram poucas pessoas que pensavam em fazer um trabalho social.
Parece que tudo que vira "modismo" as pessoas veem como uma oportunidade de fazer sucesso - não que eu seja contra o sucesso -  mas na maioria dos casos isso vem em primeiro lugar, existem ONGs de tudo e, infelizmente, por conta de uma minoria estão ficando desacreditadas.

Vejo ONGs que tem ligações diretas com o Estado, que não tem nenhum tipo de edital para realizarem os seus projetos, elas entram por serem "parceiras", parceria essa que não é muito clara. Hoje, as instituições tem fragilidades em muitas áreas e uma das principais, é a elaboração de projetos. Não vejo um esforço do Estado para mudar este cenário, e já imagino a resposta: “Temos uma sala de elaboração de projetos na Secretaria aberta ao público”, mas ninguém sabe e não é divulgado. A Secretaria tem que estar dentro dos espaços e não ficar esperando em um escritório uma demanda que é gigante.

Pessoas iniciam projetos sociais sem nem mesmo saber o que é o trabalho social, e nem o que irão fazer, pegam ganchos em outras instituições, vivem como papagaios de pirata recebendo migalhas dadas pelas instituições, trabalhos esses que seriam muito mais sólidos se fossem feitos com autonomia, coisa que muita das vezes não acontece.

Ficam a favor do que está em evidencia, apoiam pessoas e instituições sem nem mesmo saber o que elas fizeram ou fazem de errado, apoiam simplesmente por um prestigio ou uma visibilidade maior, achando que isso ira capitalizar recursos para a sua instituição, com isso se vendem, se sujeitam e ficam desprestigiadas.

Temos que ter um posicionamento mais correto do que pensamos e não se camuflar e mudar de opinião como se muda de cueca ou calcinha se preferirem, pensamentos  que mudam, mas a sua ideologia é uma só, então vamos parar de ficar se "vendendo" por tão pouco, estamos aqui para revolucionar esse cenário turbulento e vendido das instituições sociais, a mudança está nesta juventude de ativistas sociais que estão nascendo e confio nela.

Ilustração: David Amen http://daviamen.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Lula quer Cabral fora da CPI do Cachoeira para oposição não identificar quem lucrou com bondes do Alemão. Os bondinhos do Alemão são alvo de críticas econômicas. Transportam apenas 10.000 passageiros por dia. Mas custam ao Estado do Rio R$ 2 milhões por mês. Será que o modelo operacional resiste a uma isenta auditoria para verificar se o dinheiro gasto a mais com sua manutenção escorre para algum sistema de mensalão? Leia na integra. http://www.alertatotal.net/2012/05/lula-quer-cabral-fora-da-cpi-do.html

    ResponderExcluir