quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ocupação no Alemão.




Quase um ano de “OCUPACAO” e o Complexo do Alemão sofre com a falta de informação sobre vários tipos de situações que continuam sem respostas. Penso que o principal assunto sem resposta sobre a ocupação é: porque o exercito?

A tal Pacificação hoje noticiada é uma verdadeira farsa. Os moradores sabem dos problemas que não foram minimizados por mais que exista uma intenção do Estado em fazer uma transformação, até porque não se supre uma ausência eterna do poder público com o Alemão em alguns meses, querem colocar a tal pacificação como a salvadora do Alemão, sabendo-se que existem outros problemas que ainda não foram resolvidos mesmo o com PAC.

O papel do Exército é combater guerra. Onde está a guerra? Aqui no Alemão? Os moradores são os inimigos? Na verdade o que mantém o Exército dentro do alemão? Porque as informações são deturpadas? Porque eles estão fazendo o papel da policia? Enfim são muitas perguntas que na sua grande maioria não se tem resposta. A última do Exército foi intimar os moradores a abrir suas residências e dizendo que se isso não fosse cumprido teria represálias.

Na Pedra do Sapo e na Grota comunidades que compõe o Complexo do Alemão os militares invadiram as casas de moradores sem que estivessem no local, isso e uma afronta aos direitos básicos garantidos em Lei, ART. 150 do Código Penal. Não vou ficar aqui remoendo de que se fosse à zona tal, no local tal, com o famoso tal, enfim o que eu quero de fato que não fiquemos nos comparando com ninguém e que de fato ocorra uma revolução política e que as pessoas consigam olhar para dentro dos lugares onde moram e que possam discutir a Cidade como um todo, como se não houvesse uma verdadeira partição, utopia? Pode até ser, mais acredito que paradigmas existem para ser desconstruidos, e tem que partir dos jovens essas mudanças. Vamos parar de encher espaços por conta de uma troca de favor, de fazer palanque para que políticas venham falar mentiras para a favela, vamos parar de colocar camisa de quem te promete as coisas, vamos ter opinião critica com tudo o que vemos, acredito nisso e se você acredita reflita

2 comentários:

  1. Isso ai parceiro! muito bem colocado seu texto com questionamentos e certezas, que só nós que estamos no olho do furacão observamos com esse olhar clínico, se não houver verba para o PAC2, em abril todas essas obras que começaram ficaram inacabadas, essa é a hora de fazermos barulho e comprar verdadeiramente briga,agora quem vestirá verdadeiramente essa camisa senão NOIZ. um abraço!


    Luciano Garcia

    ResponderExcluir
  2. Você disse muito bem. Temos que integrar o Rio de Janeiro, somos todos moradores da mesma cidade, sejamos pobres ou ricos, do asfalto ou do morro. Está mais que na hora de pagarmos a dívida social com as comunidades menos favorecidas ou não teremos uma cidade da qual poderemos nos orgulhar.

    Faço minhas as suas demandas. Conte sempre comigo.

    Abs

    Leoni

    ResponderExcluir